segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O uso de novas tecnologias como fator de competitividade no mercado

A importância de uma boa comunicação para o crescimento da empresa.
RESUMO

Nesse artigo é analisado o uso de novas tecnologias como aumento da produtividade e competitividade no mercado. De acordo com os dados apurados, fica evidente que a utilização das novas tecnologias é de fundamental importância para a relação empregador/funcionários/clientes. A comunicação interna das empresas é vista como principal fundamentador da instituição no mercado.

Palavras-Chave: Jornalismo; Novas tecnologias, comunicação interna.



Até o final dos anos 80, as empresas utilizavam como meios de comunicação, as formas tradicionais, como mural informativo, jornal impresso, correspondência, rádios, entre outros. Passado os anos, com o avanço da tecnologia, as empresas  perceberam que era preciso mais que papéis. Surgem então, as novas tecnologias. Redes sociais, intranet ( uma página na web com acesso restrito a um grupo de pessoas), serviços de mensagens instantâneas, entre outros, aparecem para complementar as formas de comunicação já existentes nas organizações.

As empresas estão inseridas em um mercado altamente competitivo e turbulento, que se transforma e evolui a todo instante com uma velocidade alucinante, exigindo das empresas um sistema de informação ágil e eficaz que acompanhe o ritmo das transformações. A busca por competitividade, através de redução de custos e ganhos de produtividade, faz com que as organizações procurem por inovações tecnológicas que as permitam obter uma vantagem competitiva e moderna no meio do mercado.

De acordo com LÉVY (1999, p.28), o conceito de novas tecnologias pode ser entendido como "a atividade multiforme de grupos humanos, um devir coletivo complexo que se cristaliza, sobretudo em volta de objetos materiais, de programas de computador e de dispositivos de comunicação". É possível afirmar que os grupos de trabalho se condensaram e que seus objetivos são alcançados, quando utilizam as novas tecnologias para se comunicarem.

A utilização de novas tecnologias tem sido considerada vital para a sobrevivência da organização. A utilização dos meios de comunicações de internet já está presente nas organizações, provocando mudanças profundas em todos os setores da empresa, alterando a estrutura organizacional, as relações de trabalho, o perfil do trabalhador e a cultura da organização, motivando os funcionários a procurar sempre o aperfeiçoamento no que for de seu interesse para crescer junto à empresa.

As inovações no conteúdo e na natureza das tarefas, deixando de utilizar métodos manuais e passam a eletrônicos ou utilização de escritórios virtuais, geram reações comportamentais como resistências e temores. Em relação às habilidades do trabalhador, os impactos podem ser de aproveitamento ou não, dependendo do ramo da empresa. Entretanto todos os trabalhadores inegavelmente sofrerão os impactos da tecnologia.

Uma das formas mais utilizadas pelas instituições é a intranet, um meio ágil e prático de propagar lembretes, avisos e condições gerais para aprimorar o relacionamento. Com o aumento da popularidade, as redes sociais têm se tornado também, formas de interação entre empregadores e empregados. Divertir-se diante de situações engraçadas, compartilhar notícias, acompanhar clientes, anunciar, vender e comprar, possuir feedback, parabenizar e incentivar funcionários. Essas e tantas outras são as funções que  agregam valor e possibilitam fazer com que a relação funcionário/empregador/cliente se torne mais íntima e, portanto, mais satisfatória nos resultados.

É bem comum encontrar nas redações de jornais, editores, jornalistas, diagramadores, todos com serviços de mensagens instantâneas abertos. Isso facilita e otimiza o andamento e execução do trabalho. As novas tecnologias têm auxiliado não somente jornais, mas escolas, faculdades, empresas públicas e principalmente privadas, em que há a exigência de um maior contato com seus clientes.

E com as mais diversas funções que a internet e os meios tecnológicos oferecem é fácil encontrar empresas se destacando no mercado, por terem uma boa relação com seus funcionários e clientes. E é disso que o mundo anseia, de empresas e pessoas preocupadas com a boa funcionalidade de seus projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário